16 de maio de 2011

Exposição de Fotografias - SMRN - Semana Mundial de Respeito ao Nascimento


CONVITE

Exposição de Fotografias:

A Parto do Princípio e o Grupo Nascer Sorrindo, convidam você para nossa exposição fotografica em comemoração a Semana Mundial do Respeito ao Nascimento- SMRN/2011

"O Parto é Nosso!"


As fotos estarão expostas no Café Manjolo, altos do Centro Cultural Érico Veríssimo, na rua dos Andradas, 1223 - de terça à sexta das 10hrs às 19hrs e sábado das 11h às 18hrs de 17 a 24 de maio de 2011.


Venha e encante-se com as novas formas de gestar, parir e nascer!

Mais informações: www.partodoprincipio.com.br  

Licença Maternidade de 6 meses


 Benefícios da Amamentação Exclusiva por 6 meses

Benefícios da Amamentação Exclusiva por 6 meses
A Parto do Princípio está mobilizando uma campanha nacional para aumentar a licença maternidade de 120 para 180 dias. Convidamos homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, a cobrar seus deputados federais para que estes aprovem o Projeto de Emenda Constitucional nº 515/2010, que tem como objetivo alterar, na Constituição Federal, a duração da licença maternidade.
Somos favoráveis que a licença maternidade seja de seis meses (180 dias) porque esse período é, de fato fundamental para que toda família adapte-se à chegada do bebê. Além disso, nesses primeiros seis meses de vida, como inúmeros estudos já comprovaram, a alimentação do bebê deve ser exclusivamente o leite materno – o que deixa evidente a dependência do bebê em relação à sua mãe durante esse período.
A legislação brasileira garante licença maternidade de quatro meses para todas as mães trabalhadoras, mesmo que seus bebem sejam adotivos. Esse período, de fato, é fundamental para a família, mas não é suficiente para garantir o desenvolvimento emocional, físico e imunológico do bebê, bem como para o estabelecimento da amamentação exclusiva, o bem-estar materno e paterno e um retorno saudável e eficiente para o trabalho.
O aleitamento materno tem papel crucial nesse começo de vida. Sua função não se restringe à alimentação do bebê, mas se estende ao estabelecimento do vínculo com a mãe e à formação do sistema imunológico do bebê. Quando a mãe amamenta, produz inúmeros benefícios, como proteger a criança de doenças (infecções, doenças atópicas e diabetes mellitus), garante seu desenvolvimento físico e motor (desenvolvimento da musculatura oral interna e externa, desenvolvimento ortodôntico, reflexos de sucção e de deglutição, desenvolvimento respiratório, dentre outros), seu desenvolvimento emocional (formação de vínculo, autonomia), promove melhor desenvolvimento neurológico (desenvolvimento cognitivo) e ainda a mãe se beneficia com o retorno de seu organismo que se modificou durante a gravidez (peso, tamanho uterino, alterações hormonais), protege-se temporariamente de uma nova gravidez, protege-se de possíveis doenças futuras (câncer de mama e de ovário, fraturas no quadril e osteoporose) e ainda, a amamanetação facilita o estabelecimento do vínculo com seu bebê, que promove maior segurança na sua nova função de maternar.
Bebês alimentados artificialmente têm maior risco de contrair:
Infecções gastrointestinais, infecções respiratórias, enterocolite necrosante, infecções de ouvido, alergias (eczema, asma e dificuldade respiratória), diabetes.
Hoje, sabe-se que todos esses benefícios são ainda maiores quando a amamentação exclusiva estende-se até o sexto-mês de vida da criança. E é por esse motivo que está tramitando um Projeto de Emenda Constitucional (PEC 515/2010) que pretende tornar obrigatória a licença maternidade de 6 meses para todas as trabalhadoras.
Lembre-se: a amamentação exclusiva pelos 6 primeiros meses evita a morte do bebê! Crianças menores de 6 meses que não mamam no peito têm 84% mais chances de quadros de diarréia em comparação com aquelas que são alimentadas exclusivamente com leite materno.
Além disso, o que é nítido em termos de políticas públicas, é que o aleitamento materno exclusivo, ao proteger mãe e bebê física e emocionalmente, diminui os custos do governo com remédios, tratamentos, leitos hospitalares e remuneração de profissionais de saúde para tratar doenças que acometem mais freqüentemente os bebês que não foram amamentados e as mães que não puderam amamentar. Diminui também os gastos do governo com fórmulas artificiais, sobretudo as fórmulas artificiais específicas (anti-alergênicas e probióticas), uma vez que o leite materno é o alimento ideal para o bebê.
O aumento da duração da licença maternidade de 4 para 6 meses contribui também para o meio ambiente, devido à redução da fabricação e uso de materiais danosos ao meio ambiente, como produção de materiais plásticos (mamadeira que advém de recursos do petróleo), assim como o uso de combustível e água usados na preparação de fórmulas artificiais.
A amamentação pode é considerada uma das estratégias de maior e melhor custo-benefício. Com o aleitamento materno todo mundo sai ganhando: famílias, governo e patrões economizam. Criança que mama no peito fica doente menos vezes e, como conseqüência os pais gastam menos, sentem-se mais seguros, faltam menos ao trabalho e solicitam menos vezes os serviços de saúde.
A amamentação precisa ser protegida e apoiada! Nossos filhos têm direito à saúde e o Estado tem o dever de dar condições para que isso possa ocorrer.
E essa deve ser uma luta de todos nós! Cuidar de nossos filhos é investir no futuro!

13 de maio de 2011

Relato do Mamaço!


Mamaço Poderoso
13/05/2011 por maesdapatria





Um dos grandes milagres da mulher é a capacidade de transformar seu sangue em leite. Quem amamenta desenvolve essa alquimia e adquire o poder mágico de proteger a família e de transformar o mundo. Eu Bia Fioretti ouvi a mesma frase de duas parteiras, Tidu uma parteira tradicional brasileira que nunca saiu da sua vila e Ina May Gaskin uma parteira americana lider do movimento hippie. Essa foi uma das inspirações pra eu criar o Movimento de Resgate da Essência do Feminino, Mães da Pátria.

Marina Barão (29 anos) uma mulher mignon, de aparência frágil, antropóloga de formação, pariu 2 filhos, Antonio (2 anos) em uma casa de partos e há 3 meses pariu Francisco, na sua casa, em um parto domiciliar.


Tudo começou quando a Marina não pode alimentar seu bebe publicamente ela foi impedida por uma funcionária, responsável pela segurança do espaço artístico do Itaú Cultural, que levou ao pé da letra uma norma que proíbe a consumação de alimentos no espaço da galeria. Marina indignada, combinou com alguma amigas de retornarem à exposição e amamentarem seus bebes, todas ao mesmo tempo.



Esse fato deve ocorrer a todo momento na nossa sociedade machista que vê os seios sempre com erotismo mas esse fato se tornou uma revolução na atitude dessa mãe empoderada e inconformada em não poder execer o direito de amamentar seu filho. Como parir e amamentar pode ser tão poderoso! Será que se esse bebe tivesse nascido por cesárea programada a mãe teria sido tão determinada? (fica a pergunta). O caso tá na mídia, (aqui vearios links), fotografado e documentado por muitos os veículos de comunicação de massa.



12 de maio, 14:30, mais de 50 mães com seus bebes se reuniram no loby do Itaú Cultural, em São Paulo, pra um Mamaço coletivo, a mídia apareceu em peso, no início do evento mais reporters e fotógrafos do que mães, todos ávidos buscando cada detalhe, em vários closes, dos felizardos bebes sugando o néctar divino.


Por mais sedutor que possa parecer um bebe mamando a maioria dos fotógrafos prestavam mais atenção aos bebes do que nas suas dedicadas mães.



Amamentar vai além de um par de peitos, amamentação vem do esforço, da dedicação, da perseverança, do respeito de uma mãe. Exercer a maternidade é um outro parto, muitas vezes sem orientação adequada a mãe sofre muito e precisa de muita superação e força de vontade pra continuar a amamentar. O bebe nasce sabendo mas a mãe acaba tendo muitas barreiras ao longo da vida nessa questão que se tornam difíceis. Quantas vezes ouvimos de uma amiga que ela não teve leite, será que ela não foi orientada adequadamente, não encontraram ONGs como as Amigas do Peito. Noah, 3 meses (da foto acima) nasceu prematuro e o seu peso e tempo recuperado foi por causa da dedicação e carinho da sua mãe Paula. Quando a mãe amamenta, ela se empodera tanto que pode superar e curar qualquer trauma que tenha havido no parto. Por isso a amamentação vai além da nutrição física ela é curativa.



Uma grande importância desse ato público também esta na força do Cyber ativismos, como as redes sociais podem ser mobilizadoras!


A história tomou corpo no Facebook, Ana Cris, parteira de São Paulo, soube do ocorrido e levantou a bandeira, movimentou a sua rede e a reação em cadeia tomou corpo, foi o assunto da semana. Além disso a jornalista Kalu Brum, 31, teve sua foto amamentando “censurada” também Facebook. O movimento de algumas como mães como De Filhote pra Filhote passou a ser de todos.


O Itaú Cultural se desculpou, entrou em contato com algumas mulherese se retratou.


Quando soube que haveria uma manifestação na porta do Centro Cultural convidou a todos para ocupar as instalações do espaço e promoveu uma série de perforamances.


O fio de um novelo laçou todas as mães numa teia de poesia e homenagens pela Fafi.



A festa ainda não tinha acabado, os reporters alimentados de imágens poéticas (ouvi de um deles “que pauta legal!”) foram embora e todas as mães com seus filhotes se acomodaram no anfiteatro.


A Kiara Terra deu um show de histórias, num momento muito intimista, com um texto voltado pras rotinas e conflitos de mães e mulheres, risos e reflexões.


Depois do teatro um lanchinho básico, afinal passar o dia amamentando dá uma fome de leão. Mamães e bebes bem nutridos e acomodados desfilavam seus Slings, brinquei que era o “Fashion Sling”



No final da tarde encontrei o Eduardo Saron, o nosso anfitrião, diretor do Itaú Cultural, sentado na entrada do espaço cultural ainda muito emocionado com a energia do evento, ele também é pai de um bebe de 8 meses e se envolveu pessoalmente em reparar o acontecido,ele nos confidenciou que o incidente gerou uma série de mudanças de atitudes em vários níveis dentro da empresa com uma política de repensar valores e políticas de humanização. Maravilha! O Itaú cultural irá oferecer o seu espaço como amigo da amamentação a todas as mulheres que precisaram de um lugar seguro, tranquilo e respeitoso nas imediações da Av Paulista.



Martin encantou a mãe, Maria Luiza ao bater palmas enquanto mamava.

Parabéns a Marina pela iniciativa, ao Eduardo que fez do limão uma limonada, a Ana Cris, as blogueiras, ativistas e todas mães super poderosas que brindaram o evento com leite materno.

Oxalá outras instituições se inspirem pra fazer o mesmo! Viva o leite materno!



Leia no Blog, Mães da Pátria!

http://maesdapatria.wordpress.com/2011/05/13/mamaco-podereso/

Cartilha para a mãe trabalhadora que amamenta

7 de maio de 2011

Feliz dia das Mães!


 Mágico, emocionante o florescer da vida e do amor, na força da mulher, que se torna Mãe.Bençãos a TODAS as mulheres que se permitiram vivenciar plenamente a experiência de parir, abrindo seus corpos para darem passagem aos seus filhos...


5 de maio de 2011

Do blog - Mamíferas



Nascer em casa

por Kathy

Ai, gente, não resisto a recomendar esse lindo vídeo para vocês. Como já disse milhares de vezes antes, nada como assistir a beleza de um parto tranquilo para ajudar a entender como esse processo incrível é mais simples do que nosso imaginário coloca. Ver um parto acontecendo é capaz de explicar melhor do que qualquer texto.
Entender que complicamos e medicalizamos demais algo que na maioria das vezes é simples e natural, pode nos ajudar a encontrar dentro de nós a força que faltava. Pode inspirar, pode tocar de uma forma que um texto talvez não consiga.
Pare, portanto, por alguns minutos para assistir a essa linda história. Mostre ao seu companheiro, inspirem-se juntos a viver um momento importante como a chegada de um bebê de forma tranquila e acolhedora. Assim como o pequeno Crosby.
Que as sementinhas encontrem seus lugares férteis e possam florescer. Bom domingo, bom feriado!
categorias: Kathyparto

Licença Maternidade de 6 meses


O Parto da Mariana

2 de maio de 2011

Nascer Sorrindo e Cláudia Rodrigues

 GAPP- Grupo Nascer Sorrindo- Porto Alegre/RS
Encontro V/2011

  Roda de Conversa para Gestantes, casais grávidos, mães, pais e bebês

Venha comemorar conosco o dia das Mães,  a Semana Mundial do Respeito ao Nascimento-SMRN e o quarto aniversário do Nascer Sorrindo, no dia 14/05 das 10h30min às 12h, na Rua Oswaldo Aranha,1070/401, Bom Fim.

Para celebrar este momento, teremos uma convidada especial a jornalista e terapeuta reichianaCláudia Rodrigues , que abordará o tema, Necessidades Físicas e Emocionais das crianças de 0 a 2 anos.

Não deixe de visitar nossa Exposição de Fotografias, pela passagem da SMRN que acontece de  16 a 22/05 no Café Manjolo, no CCCEV – Centro Cultural CEEE  Erico Verissimo, na Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre/RS

*Sorteio entre as convidadas de um molde em barriga de gesso.
*Convidamos a todos para almoçarmos juntos, em algum dos restaurantes próximos, para confraternizarmos.(vou tentar fazer uma reserva)

Nós apoiamos o Parto Ativo!!

Contatos: Zezé-http://br.mc1201.mail.yahoo.com/mc/compose?to=6136doulazeze@yahoo.com.br - 3013 1344 e 9123 6136 Alessandra - alessandrakrause@bol.com.br- 9685 2114, Neusa - zezajones@yahoo.com.br,9951 1124