13 de maio de 2011

Relato do Mamaço!


Mamaço Poderoso
13/05/2011 por maesdapatria





Um dos grandes milagres da mulher é a capacidade de transformar seu sangue em leite. Quem amamenta desenvolve essa alquimia e adquire o poder mágico de proteger a família e de transformar o mundo. Eu Bia Fioretti ouvi a mesma frase de duas parteiras, Tidu uma parteira tradicional brasileira que nunca saiu da sua vila e Ina May Gaskin uma parteira americana lider do movimento hippie. Essa foi uma das inspirações pra eu criar o Movimento de Resgate da Essência do Feminino, Mães da Pátria.

Marina Barão (29 anos) uma mulher mignon, de aparência frágil, antropóloga de formação, pariu 2 filhos, Antonio (2 anos) em uma casa de partos e há 3 meses pariu Francisco, na sua casa, em um parto domiciliar.


Tudo começou quando a Marina não pode alimentar seu bebe publicamente ela foi impedida por uma funcionária, responsável pela segurança do espaço artístico do Itaú Cultural, que levou ao pé da letra uma norma que proíbe a consumação de alimentos no espaço da galeria. Marina indignada, combinou com alguma amigas de retornarem à exposição e amamentarem seus bebes, todas ao mesmo tempo.



Esse fato deve ocorrer a todo momento na nossa sociedade machista que vê os seios sempre com erotismo mas esse fato se tornou uma revolução na atitude dessa mãe empoderada e inconformada em não poder execer o direito de amamentar seu filho. Como parir e amamentar pode ser tão poderoso! Será que se esse bebe tivesse nascido por cesárea programada a mãe teria sido tão determinada? (fica a pergunta). O caso tá na mídia, (aqui vearios links), fotografado e documentado por muitos os veículos de comunicação de massa.



12 de maio, 14:30, mais de 50 mães com seus bebes se reuniram no loby do Itaú Cultural, em São Paulo, pra um Mamaço coletivo, a mídia apareceu em peso, no início do evento mais reporters e fotógrafos do que mães, todos ávidos buscando cada detalhe, em vários closes, dos felizardos bebes sugando o néctar divino.


Por mais sedutor que possa parecer um bebe mamando a maioria dos fotógrafos prestavam mais atenção aos bebes do que nas suas dedicadas mães.



Amamentar vai além de um par de peitos, amamentação vem do esforço, da dedicação, da perseverança, do respeito de uma mãe. Exercer a maternidade é um outro parto, muitas vezes sem orientação adequada a mãe sofre muito e precisa de muita superação e força de vontade pra continuar a amamentar. O bebe nasce sabendo mas a mãe acaba tendo muitas barreiras ao longo da vida nessa questão que se tornam difíceis. Quantas vezes ouvimos de uma amiga que ela não teve leite, será que ela não foi orientada adequadamente, não encontraram ONGs como as Amigas do Peito. Noah, 3 meses (da foto acima) nasceu prematuro e o seu peso e tempo recuperado foi por causa da dedicação e carinho da sua mãe Paula. Quando a mãe amamenta, ela se empodera tanto que pode superar e curar qualquer trauma que tenha havido no parto. Por isso a amamentação vai além da nutrição física ela é curativa.



Uma grande importância desse ato público também esta na força do Cyber ativismos, como as redes sociais podem ser mobilizadoras!


A história tomou corpo no Facebook, Ana Cris, parteira de São Paulo, soube do ocorrido e levantou a bandeira, movimentou a sua rede e a reação em cadeia tomou corpo, foi o assunto da semana. Além disso a jornalista Kalu Brum, 31, teve sua foto amamentando “censurada” também Facebook. O movimento de algumas como mães como De Filhote pra Filhote passou a ser de todos.


O Itaú Cultural se desculpou, entrou em contato com algumas mulherese se retratou.


Quando soube que haveria uma manifestação na porta do Centro Cultural convidou a todos para ocupar as instalações do espaço e promoveu uma série de perforamances.


O fio de um novelo laçou todas as mães numa teia de poesia e homenagens pela Fafi.



A festa ainda não tinha acabado, os reporters alimentados de imágens poéticas (ouvi de um deles “que pauta legal!”) foram embora e todas as mães com seus filhotes se acomodaram no anfiteatro.


A Kiara Terra deu um show de histórias, num momento muito intimista, com um texto voltado pras rotinas e conflitos de mães e mulheres, risos e reflexões.


Depois do teatro um lanchinho básico, afinal passar o dia amamentando dá uma fome de leão. Mamães e bebes bem nutridos e acomodados desfilavam seus Slings, brinquei que era o “Fashion Sling”



No final da tarde encontrei o Eduardo Saron, o nosso anfitrião, diretor do Itaú Cultural, sentado na entrada do espaço cultural ainda muito emocionado com a energia do evento, ele também é pai de um bebe de 8 meses e se envolveu pessoalmente em reparar o acontecido,ele nos confidenciou que o incidente gerou uma série de mudanças de atitudes em vários níveis dentro da empresa com uma política de repensar valores e políticas de humanização. Maravilha! O Itaú cultural irá oferecer o seu espaço como amigo da amamentação a todas as mulheres que precisaram de um lugar seguro, tranquilo e respeitoso nas imediações da Av Paulista.



Martin encantou a mãe, Maria Luiza ao bater palmas enquanto mamava.

Parabéns a Marina pela iniciativa, ao Eduardo que fez do limão uma limonada, a Ana Cris, as blogueiras, ativistas e todas mães super poderosas que brindaram o evento com leite materno.

Oxalá outras instituições se inspirem pra fazer o mesmo! Viva o leite materno!



Leia no Blog, Mães da Pátria!

http://maesdapatria.wordpress.com/2011/05/13/mamaco-podereso/

Nenhum comentário: