18 de março de 2011

Métodos permitem a mulheres que acabaram de dar à luz praticar exercício com seus bebês


Desde personal trainer a técnicas mais específicas, mulheres podem entrar em forma com apoio de outras mamães

Site Canguru Gin, Reprodução  / 
De todas as consequências da maternidade, os quilos que sobram após o parto estão entre as mais odiadas. Mas, na luta pela velha forma, muitas mulheres que acabaram de dar à luz acabam divididas entre cuidar do filho em casa ou do corpo na academia.
Pensando nessas mamães, a oferta de exercício que levam os pequenos a tiracolo virou moda na cidade. Somando o incentivo da medicina, que indica a malhação antes, durante e depois da gravidez, às facilidades de ficar junto aos filhos, as mães deixam o corpo mais bonito entre uma e outra mamada.
É o caso da estudante Natália Luz, 23 anos. Mãe de Rafael, de quatro meses, ela garante que não se sentiria bem malhando sem a presença do primogênito.
— Aqui, posso cuidar do corpo sem descuidar do meu filho — garante.
Ela é aluna da personal gestante Dani Rico, em Brasília.
Ela instrui um método que perpassa todos os momentos da gestação e do pós-parto. A partir das aulas, as mamães aprendem técnicas que vão ajudá-las na hora do nascimento e, de brinde, ainda preparam o corpo para voltar à forma depois que o bebê nasce.
Batizado com o nome da instrutora, o programa tem três etapas: Gestante, Pós-parto e Mamãe Bebê.
— Começamos na gestação, quando a mulher é liberada pelo obstetra para os exercícios, direcionados à preparação do corpo para a hora do parto. Depois de um mês, elas voltam para um treinamento funcional, que vai garantir que o corpo recupere a forma. Quando os bebês fazem três meses, eles também vêm — detalha.
Os filhos também fazem exercícios, mas não físicos. De acordo com Rico, o trabalho com as crianças envolve estímulos ao desenvolvimento psicomotor, além de aulas de natação e música.
— E os bebês ajudam as mães. Muitas, por exemplo, fazem agachamento com seus bebês no colo.
O obstetra Eduardo Cordioli, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), afirma que após 30 dias do parto a mulher já pode voltar aos exercícios físicos.
— Basta que ela tenha autorização médica. Se o parto tiver sido normal, qualquer prática é indicada. Já as que fizeram cesariana devem esperar dois meses e procurar atividades que não forcem o abdome.
O médico explica que a malhação pode trazer vantagens em todas as etapas da gravidez e deve ser encarada como uma necessidade.
Técnica do canguru
A educadora física Andressa Mariz foi buscar nos Estados Unidos esta brincadeira para mães e filhos: ela é instrutora da técnica Canguru Gin, também em Brasília, na qual o carrinho do bebê faz as vezes de bolsa. O método mistura corridas leves e caminhadas, além de exercícios de fortalecimento muscular usando aparelhos de resistência, como os extensores.
— Um dos diferenciais da nossa atividade é justamente esse contato com o bebê que ela proporciona. Sem precisar deixá-lo em casa, a mãe pode se exercitar e ainda garante um momento de lazer para o filho — explica Andressa, lembrando que a prática é indicada a partir da sexta semana do bebê.
Ela conta que perder peso é uma consequência: o foco é a criança e o seu desenvolvimento.
Muita calma nessa hora
O grande segredo é não ter pressa. Cada corpo tem sua forma de recuperação. Espelhar-se, por exemplo, em Cláudia Leitte ou Adriane Galisteu, que perderam peso rapidamente após seus partos, é uma forma de se frustar e, pior, negligenciar os cuidados com o bebê.
— Eu prefiro nem trabalhar com mães que querem emagrecer muito rápido. O retorno tem de ser leve e gradativo para que não haja comprometimento da amamentação— frisa Gizele Monteiro, diretora e idealizadora do programa Mais Vida de exercícios pré-gravidez, gravidez e pós-parto.
CORREIO BRAZILIENSE  -  Brasília - Fonte

Nenhum comentário: